Deverá ser feita a inspeção visual ao sistema de direção e volante, sendo efetuadas dentro do veiculo, no compartimento do motor e na fossa com auxilio das placas detetoras de folgas e o alinhamento da direção com o ripómetro.
1. Objetivo
Deverá ser feita a inspecção visual ao sistema de direcção e volante , nomeadamente aos seguintes componentes:
Esta observação e verificação são efectuadas dentro do veículo, no compartimento do motor e na fossa
com o auxílio das placas detectoras de folgas.
2. Campo de aplicação
Esta observação e verificação aplicam-se aos seguintes veículos:
3. Deficiências a atribuir
Direcção e Volante l
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Desvio superior a 10 m/km ( a ) | 2 |
Desvio superior a 5 m/km e inferior ou igual a 10 m/km ( a ) | 1 |
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Folga radial no volante, superior e 1/8 de volta (45º) | 2 |
Folga axial no volante com batimento | 2 |
Resistência ao movimento | 2 |
Existência de deformações soldaduras ou fissuras ( b ) | 2 |
Folga nos cardans ou uniões elásticas deterioradas | 2 |
Má fixação do sistema de volante e coluna | 2 |
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Fixação deficiente | 2 |
Fuga de fluido | 1 |
Guarda-pós ausente ou em mau estado | 1 |
Mau estado geral exterior, nomeadamente, fissuras | 2 |
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Deformações soldaduras ou fissuras | 2 |
Folgas exageradas nas rótulas ou ausência de guarda-pós ( c ) | 2 |
Mau estado dos guarda-pós | 1 |
Limitador de direcção inexistente ou mal regulado (quando especificado) | 2 |
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Funcionamento incorrecto (c ) | 2 |
Fuga de fluído | 1 |