Para testar os travões é utilizado o frenómetro. Este aparelho mede a força, eficiência e equilíbrio de travagem.
1. Objetivo
Deverá ser feita a inspecção visual aos seguintes componentes do sistema de travagem:
Esta observação e verificação são efectuadas com o auxílio das placas detectoras de folgas Frenómetro e Desacelarógrafo.
2. Campo de aplicação
Esta observação e verificação aplicam-se aos seguintes veículos:
3. Deficiências a atribuir
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Veios de excêntricos dos travões e alavanca de travão | |
Difíceis de movimentar | 2 |
Desvio da sede | 2 |
Forte desgaste ou com folga | 2 |
Estado e curso do pedal do travão | |
Curso excessivo, reserva de curso insuficiente | 2 |
O travão recupera com dificuldade | 2 |
Superfície anti- escorregamento do pedal de travão inexistente, mal fixada ou gasta | 1 |
Bomba de vácuo ou compressor e depósito | |
Tempo demasiado longo para atingir a pressão de serviço e assegurar uma travagem eficaz | 2 |
Pressão insuficiente para assegurar uma travagem repetida (pelo menos duas aplicações de travão) após indicação de pressão baixa (situação de perigo) | 2 |
Fuga de ar causadora de uma queda de pressão significativa ou fugas de ar perceptíveis | 2 |
Perdas de óleo excessivas no compressor | 2 |
Indicação de pressão (manómetro) ou indicador | |
Funcionamento defeituoso do indicador do manómetro | 2 |
Válvula manual de travagem | |
Fissurada ou danificada, forte desgaste | 2 |
Funcionamento defeituoso da válvula de comando | 2 |
Pouca fiabilidade no accionamento da válvula ou da haste respectiva | 2 |
Fugas no sistema, ligações mal fixadas | 2 |
Mau funcionamento | 2 |
Travão de estacionamento, alavanca de comando e dispositivo de bloqueio | |
Fixação de posição da alavanca, insuficiente | 2 |
Desgaste excessivo no pivot da alavanca ou no mecanismo da cremalheira | 2 |
Curso excessivo ou afinação incorrecta | 1 |
Válvulas de travagem (de comando, de descarga rápida, reguladoras de pressão, etc.) | |
Danificadas, descarga excessiva estanquicidade insuficiente (fugas de ar ) | 2 |
Fixação ou suporte defeituoso | 2 |
Perdas de fluido de travões | 2 |
Cabeças de acoplamento para os travões dos reboques e semi-reboques | |
Torneiras ou válvulas autovedantes defeituosas | 2 |
Fixação ou montagem defeituosa | 2 |
Estanquicidade insuficiente | 3 |
Depósitos de pressão | |
Danificado, corroído ou com fugas | 2 |
Dispositivo de purga inoperativo | 1 |
Fixação inoperativa ou incorrecta | 2 |
Dispositivo de assistência à travagem e bomba central (sistemas hidráulicos) | |
Dispositivo de assistência à travagem deficiente | 2 |
Dispositivo de assistência à travagem ineficaz | 3 |
Bomba central com fugas | 3 |
Bomba central defeituosa | 2 |
Bomba central solta | 3 |
Quantidade insuficiente de fluido de travões | 1 |
Tampão do reservatório da bomba central em falta | 1 |
Luz indicadora do fluido dos travões acesa ou defeituosa | 1 |
Funcionamento defeituoso do dispositivo indicador do nível de fluido dos travões | 1 |
Tubagem rígida dos travões | |
Risco de falha ou de rotura | 2 |
Fugas nos tubos ou acoplamentos | 3 |
Danificada ou excessivamente corroída | 2 |
Deficientemente apertada | 2 |
Tubagem flexível dos travões | |
Risco de falha ou de rotura | 2 |
Danificada demasiado curta ou torcida | 2 |
Fugas nos tubos ou nas ligações | 3 |
Deformação dos tubos sob pressão | 2 |
Cintas/calços dos travões | |
Ausência de calços | 3 |
Desgaste excessivo | 2 |
Atacados por óleo ou gorduras | 2 |
Tambores e discos dos travões | |
Desgaste excessivo, fissuras, fracturas ou outros defeitos comprometedores da segurança | 2 |
Tambores ou discos engordurados por óleo, gorduras, etc. | 2 |
Chapa mal fixada (protecção) | 1 |
Cabos dos travões e comandos | |
Cabos danificados | 2 |
Desgaste ou corrosão excessivos | 2 |
Falta dos dispositivos de segurança nas juntas dos cabos ou das hastes | 2 |
Guias dos cabos defeituosas ou mal fixadas | 2 |
Fixação insuficiente dos cabos | 2 |
Entrave ao movimento do sistema de travagem | 3 |
Movimento anormal das alavancas, tirantes ou articulações que revelem afinação incorrecta ou desgaste excessivo. | 2 |
Cilindros dos travões (incluindo travões de molas e cilindros hidráulicos): | |
Fissurados ou danificados | 3 |
Com fugas | 3 |
Montagem inadequada ou deficiente | 2 |
Corrosão excessiva | 2 |
Curso excessivo do mecanismo de diafragma | 2 |
Curso excessivo do embolo | 2 |
Protecção anti-poeira inexistente ou danificada | 2 |
Compensador automático de travagem em função da carga | |
Montagem ou ligações defeituosa | 2 |
Afinação incorrecta | 2 |
Mecanismo gripado ou inoperativo | 2 |
Inexistente | 2 |
Alavancas excêntricas de afinação automática | |
Mecanismo gripado | 3 |
Movimento anormal indicando desgaste excessivo ou má afinação | 2 |
Funcionamento defeituoso | 2 |
Sistemas retardadores (para os veículos equipados com este tipo de dispositivo) | |
Mal montado ou ligação deficiente | 2 |
Funcionamento defeituoso | 2 |
Ausência de revestimentos térmicos | 2 |
Posicionamento inadequado | 2 |
Sistema ABS (Sistema de travagem anti-bloqueio) | |
Funcionamento deficiente | 2 |
Montagem incorrecta | 2 |
Mau funcionamento do indicador luminoso | 1 |
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Comportamento funcional (aumentando a força de travagem progressivamente até ao valor máximo) | |
Força de travagem inadequada de uma ou mais rodas | 2 |
A força de travagem de qualquer roda inferior a 70% do valor máximo registado na outra roda do mesmo eixo (registo automatizado dos valores) | 2 |
No caso do ensaio de travagem ser efectuado em estrada, o desvio do veículo em relação a uma linha recta é excessivo | 2 |
Inexistência de variação gradual da força de travagem (trepidação ou bloqueamento brusco) | 2 |
Tempo de resposta anormal na operação de travagem de qualquer roda | 2 |
Flutuação excessiva da força de travagem devida á existência de discos empenados ou de tambores ovalizados | 2 |
Eficiência | |
Para reboques e semi-reboques matriculados antes de Janeiro de 1989 (1) | |
Inferior a 20% | 3 |
Entre 20% e 40% (exclusivé) | 2 |
Para reboques e semi-reboques matriculados a partir de Jan de1989 (1) | |
Inferior a 20% | 3 |
Entre 20% e 43% (exclusivé) | 2 |
Para pesados de mercadorias e tractores (2) | |
Inferior a 20% | 3 |
Entre 20% e 45% (exclusivé) | 2 |
Para ligeiros | |
Inferior a 25% | 3 |
Entre 25% e 50% (exclusivé) | 2 |
Para pesados de passageiros | |
Inferior a 25% | 3 |
Entre 25% e 50% (exclusivé) | 2 |
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Desempenho | |
Travão(s) inoperativo (s) num dos lados | 2 |
Força de travagem da roda menos travada do eixo, inferior a 70% do esforço máximo da outra roda | 2 |
Progressividade irregular na travagem (bloqueamento) | 2 |
Sistema automático de travagem do reboque inoperativo | 2 |
Eficiência | |
Para reboques e semi-reboques : Inferior a 20% | 2 |
Para ligeiros e pesados de passageiros : Inferior a 25% | 2 |
Para os restantes veículos : Inferior a 20% | 2 |
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Desempenho: Travão inoperativo num dos lados | 2 |
Eficiência: Inferior a 16% ( registo automatizado dos valores) | 2 |
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Não modulável (retardador) | 2 |
Funcionamento defeituoso | 2 |