Sistemas de Travagem

Para testar os travões é utilizado o frenómetro. Este aparelho mede a força, eficiência e equilíbrio de travagem.

1. Objetivo

Deverá ser feita a inspecção visual aos seguintes componentes do sistema de travagem:

  • Estado e curso do pedal do travão
  • Bomba de vácuo , compressor e depósito
  • Reservatório e bomba central de travão
  • Indicador de pressão
  • Dispositivo de assistência de travagem e ABS
  • Travão de Estacionamento , alavanca e dispositivo de bloqueio
  • Veios de excêntricos e alavanca do travão
  • Bomba de vácuo, compressor e depósitos
  • Válvulas de Travagem – Comando, descarga rápida e reguladores de pressão.
  • Cintas e calços de travões
  • Tambores e discos
  • Cabos de travões e comando
  • Cilindro de travões
  • Compensador automático de travagem
  • Alavancas excêntricas de afinação automática
  • Eficiência de desequilíbrio de travagem
  • Ovalização

Esta observação e verificação são efectuadas com o auxílio das placas detectoras de folgas Frenómetro e Desacelarógrafo.

2. Campo de aplicação

Esta observação e verificação aplicam-se aos seguintes veículos:

  • Pesados
  • Ligeiros
  • Reboques

3. Deficiências a atribuir 

ESTADO MECÂNICO DE FUNCIONAMENTO
Classificação das deficiências
DESIGNAÇÃO TIPO
Veios de excêntricos dos travões e alavanca de travão
Difíceis de movimentar 2
Desvio da sede 2
Forte desgaste ou com folga 2
Estado e curso do pedal do travão
Curso excessivo, reserva de curso insuficiente 2
O travão recupera com dificuldade 2
Superfície anti- escorregamento do pedal de travão inexistente, mal fixada ou gasta 1
Bomba de vácuo ou compressor e depósito
Tempo demasiado longo para atingir a pressão de serviço e assegurar uma travagem eficaz 2
Pressão insuficiente para assegurar uma travagem repetida (pelo menos duas aplicações de travão) após indicação de pressão baixa (situação de perigo) 2
Fuga de ar causadora de uma queda de pressão significativa ou fugas de ar perceptíveis 2
Perdas de óleo excessivas no compressor 2
Indicação de pressão (manómetro) ou indicador
Funcionamento defeituoso do indicador do manómetro 2
Válvula manual de travagem
Fissurada ou danificada, forte desgaste 2
Funcionamento defeituoso da válvula de comando 2
Pouca fiabilidade no accionamento da válvula ou da haste respectiva 2
Fugas no sistema, ligações mal fixadas 2
Mau funcionamento 2
Travão de estacionamento, alavanca de comando e dispositivo de bloqueio
Fixação de posição da alavanca, insuficiente 2
Desgaste excessivo no pivot da alavanca ou no mecanismo da cremalheira 2
Curso excessivo ou afinação incorrecta 1
Válvulas de travagem (de comando, de descarga rápida, reguladoras de pressão, etc.)
Danificadas, descarga excessiva estanquicidade insuficiente (fugas de ar ) 2
Fixação ou suporte defeituoso 2
Perdas de fluido de travões 2
Cabeças de acoplamento para os travões dos reboques e semi-reboques
Torneiras ou válvulas autovedantes defeituosas 2
Fixação ou montagem defeituosa 2
Estanquicidade insuficiente 3
Depósitos de pressão
Danificado, corroído ou com fugas 2
Dispositivo de purga inoperativo 1
Fixação inoperativa ou incorrecta 2
Dispositivo de assistência à travagem e bomba central (sistemas hidráulicos)
Dispositivo de assistência à travagem deficiente 2
Dispositivo de assistência à travagem ineficaz 3
Bomba central com fugas 3
Bomba central defeituosa 2
Bomba central solta 3
Quantidade insuficiente de fluido de travões 1
Tampão do reservatório da bomba central em falta 1
Luz indicadora do fluido dos travões acesa ou defeituosa 1
Funcionamento defeituoso do dispositivo indicador do nível de fluido dos travões 1
Tubagem rígida dos travões
Risco de falha ou de rotura 2
Fugas nos tubos ou acoplamentos 3
Danificada ou excessivamente corroída 2
Deficientemente apertada 2
Tubagem flexível dos travões
Risco de falha ou de rotura 2
Danificada demasiado curta ou torcida 2
Fugas nos tubos ou nas ligações 3
Deformação dos tubos sob pressão 2
Cintas/calços dos travões
Ausência de calços 3
Desgaste excessivo 2
Atacados por óleo ou gorduras 2
Tambores e discos dos travões
Desgaste excessivo, fissuras, fracturas ou outros defeitos comprometedores da segurança 2
Tambores ou discos engordurados por óleo, gorduras, etc. 2
Chapa mal fixada (protecção) 1
Cabos dos travões e comandos
Cabos danificados 2
Desgaste ou corrosão excessivos 2
Falta dos dispositivos de segurança nas juntas dos cabos ou das hastes 2
Guias dos cabos defeituosas ou mal fixadas 2
Fixação insuficiente dos cabos 2
Entrave ao movimento do sistema de travagem 3
Movimento anormal das alavancas, tirantes ou articulações que revelem afinação incorrecta ou desgaste excessivo. 2
Cilindros dos travões (incluindo travões de molas e cilindros hidráulicos):
Fissurados ou danificados 3
Com fugas 3
Montagem inadequada ou deficiente 2
Corrosão excessiva 2
Curso excessivo do mecanismo de diafragma 2
Curso excessivo do embolo 2
Protecção anti-poeira inexistente ou danificada 2
Compensador automático de travagem em função da carga
Montagem ou ligações defeituosa 2
Afinação incorrecta 2
Mecanismo gripado ou inoperativo 2
Inexistente 2
Alavancas excêntricas de afinação automática
Mecanismo gripado 3
Movimento anormal indicando desgaste excessivo ou má afinação 2
Funcionamento defeituoso 2
Sistemas retardadores (para os veículos equipados com este tipo de dispositivo)
Mal montado ou ligação deficiente 2
Funcionamento defeituoso 2
Ausência de revestimentos térmicos 2
Posicionamento inadequado 2
Sistema ABS (Sistema de travagem anti-bloqueio)
Funcionamento deficiente 2
Montagem incorrecta 2
Mau funcionamento do indicador luminoso 1
DESEMPENHO E EFICIÊNCIA DOS TRAVÕES DE SERVIÇO
Classificação das deficiências
DESIGNAÇÃO TIPO
Comportamento funcional (aumentando a força de travagem progressivamente até ao valor máximo)
Força de travagem inadequada de uma ou mais rodas 2
A força de travagem de qualquer roda inferior a 70% do valor máximo registado na outra roda do mesmo eixo (registo automatizado dos valores) 2
No caso do ensaio de travagem ser efectuado em estrada, o desvio do veículo em relação a uma linha recta é excessivo 2
Inexistência de variação gradual da força de travagem (trepidação ou bloqueamento brusco) 2
Tempo de resposta anormal na operação de travagem de qualquer roda 2
Flutuação excessiva da força de travagem devida á existência de discos empenados ou de tambores ovalizados 2
Eficiência
Para reboques e semi-reboques matriculados antes de Janeiro de 1989 (1)
Inferior a 20% 3
Entre 20% e 40% (exclusivé) 2
Para reboques e semi-reboques matriculados a partir de Jan de1989 (1)
Inferior a 20% 3
Entre 20% e 43% (exclusivé) 2
Para pesados de mercadorias e tractores (2)
Inferior a 20% 3
Entre 20% e 45% (exclusivé) 2
Para ligeiros
Inferior a 25% 3
Entre 25% e 50% (exclusivé) 2
Para pesados de passageiros
Inferior a 25% 3
Entre 25% e 50% (exclusivé) 2
DESEMPENHO E EFICIÊNCIA DOS TRAVÕES DE EMERGÊNCIA (se existir um sistema separado)
Classificação das deficiências
DESIGNAÇÃO TIPO
Desempenho
Travão(s) inoperativo (s) num dos lados 2
Força de travagem da roda menos travada do eixo, inferior a 70% do esforço máximo da outra roda 2
Progressividade irregular na travagem (bloqueamento) 2
Sistema automático de travagem do reboque inoperativo 2
Eficiência
Para reboques e semi-reboques : Inferior a 20% 2
Para ligeiros e pesados de passageiros : Inferior a 25% 2
Para os restantes veículos : Inferior a 20% 2
DESEMPENHO E EFICIÊNCIA DO TRAVÃO DE ESTACIONAMENTO
Classificação das deficiências
DESIGNAÇÃO TIPO
Desempenho: Travão inoperativo num dos lados 2
Eficiência: Inferior a 16% ( registo automatizado dos valores) 2
DESEMPENHO DO RETARDADOR OU DO TRAVÃO DE ESCAPE
Classificação das deficiências
DESIGNAÇÃO TIPO
Não modulável (retardador) 2
Funcionamento defeituoso 2