Deverá ser feita a inspeção visual ao silenciador, condutas reservatórias, tubagens de combustível, emissão relativas ao óleo de lubrificação e emissão dos gases de escape.
1. Objetivo
Deverá ser feita a inspecção visual ao silenciador , condutas , reservatórios , tubagens de Combustível ,emissões relativas ao óleo de lubrificação e emissões dos gases de escape.
2. Campo de aplicação
Esta observação e verificação aplicam-se aos seguintes veículos:
3. Deficiências a atribuir
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Fugas nas condutas ou silenciador | 2 |
Ausência de silenciador | 2 |
Reparações precárias ou suportes deficientes | 1 |
Montagem deficiente | 2 |
DESIGNAÇÃO | TIPO |
EMISSÕES NÃO CONTROLADAS TEOR DE CO | |
Para veículos matriculados antes de 1-10-86 | |
Teor CO superior a vol. % 7 | 2 |
Teor CO superior a vol % 5,5 e inferior a vol.% 7 inclusivé | 1 |
Para veículos matriculados a partir de 1-10-86 | |
Teor CO superior a vol% 5,5 | 2 |
Teor CO superior a vol% 3,5 e inferior a vol% 5,5 inclusivé | 1 |
Para veículos matriculados a partir de 1-1-93 | |
Teor CO superior a 3,5 vol % | 2 |
EMISSÕES CONTROLADAS - TEOR CO E MEDIÇÕES | |
Para veículos matriculados antes de 1.1.93 | |
Com o motor em marcha lenta | |
Teor CO superior a vol.% 1 | 2 |
Teor CO superior a vol % 0,5 e inferior a 1 vol. % inclusivé | 1 |
Com o motor moderadamente acelerado ( rotações > 2000 r.p.m.) | |
Teor CO superior a 0,6 vol.% | 2 |
Teor CO superior a 0,3 vol % e inferior a 0,6 vol. % inclusivé | 1 |
Valor de fora do intervalo 1 + 0,03 (excepto quando indicação em contrário do construtor ) | 2 |
Para veículos matriculados a partir de 1.1.93 | |
Com o motor em marcha lenta | |
Teor CO superior a 0,5 vol. % | 2 |
Com o motor moderadamente acelerado ( rotações > 2000 r.p.m. ) | |
Teor CO superior a 0,3 vol % | 2 |
Valor de fora do intervalo 1 + 0,03 (excepto quando indicação em contrário do construtor ) | 2 |
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Para veículos matriculados antes de 1.1.80 | |
Motores de aspiração natural | |
Opacidade superior a 4,5 m-1 | 2 |
Opacidade superior a 4 m-1 e inferior a 4,5 m-1 inclusivé | 1 |
Motores sobrealimentados | |
Opacidade superior a 5,0 m-1 | 2 |
Opacidade superior a 4,5 m-1 e inferior a 5,0 m-1 inclusivé | 1 |
Para veículos matriculados a partir de 1.1.80 | |
Motores de aspiração natural | |
Opacidade superior a 3,0 m-1 | 2 |
Opacidade superior a 2,5 m-1 e inferior a 3,0 m-1 inclusivé | 1 |
Motores sobrealimentados | |
Opacidade superior a 3,5 m-1 | 2 |
Opacidade superior a 3,0 m-1 e inferior a 3,5 m-1 inclusivé | 1 |
Para veículos matriculados a partir de 1.1.93 | |
Motores de aspiração natural | |
Opacidade superior a 2,5 m-1 | 2 |
Motores sobrealimentados | |
Opacidade superior a 3,0 m-1 | 2 |
DESIGNAÇÃO | TIPO |
Emissões generalizadas de óleo ("motor babado") | 2 |
Emissões pequenas de óleo em juntas secundárias | 1 |
Emissões de óleo do carter, em juntas a ele associadas directamente, ou grandes emissões localizadas | 2 |
Emissões de vapores, de óleo provenientes do carter ou do reservatório de óleo | 2 |