Procedimentos

Eixos, suspensão

Deverá ser feita a inspeção visual aos componentes do eixo, rolamentos e componentes da suspensão. Esta observação e verificação são executadas como o auxilio das placas detetoras de folgas e realizadas na fossa e banco de suspensão.

1. Objectivo

Deverá ser feita a inspecção visual aos seguintes componentes do eixo, rolamentos e componentes da Suspensão.

  • Eixos traseiros e dianteiro
  • Rolamentos das rodas
  • Molas
  • Amortecedores
  • Barras estabilizadoras, tensores e rótulas
  • Barras de torção
  • Transmissão
  • Rodas e pneus
  • Braços de suspensão e barras estabilizadoras

Esta observação e verificação são executadas com o auxílio das placas detectoras de folgas e realizada na fossa e banco de suspensão.

2. Campo de aplicação        

Esta observação e verificação aplicam-se aos seguintes veículos:

  • Pesados
  • Ligeiros
  • Reboques

3- Deficiências atribuir

DESIGNAÇÃO

Tipo

   

EIXOS TRASEIRO E DIANTEIRO

 

Deformações, soldaduras ou fissuras

2

Fixações deficientes ao chassis

2

MOLAS (LÂMINAS E HELICOIDAIS) E BARRAS DE TORÇÃO

 

Mola de lâminas

 

Braçadeiras desapertadas ou partidas

2

Ponto de mola desapertado ou partido

2

Brincos ou apoios partidos, fissurados ou desapertados

2

Olhais, casquilhos ou cavilhas com desgaste

2

Olhais, casquilhos ou cavilhas com desgaste ligeiro

1

Laminas partidas, soldadas ou fortemente oxidadas

2

Laminas pasmadas (com inversão de curvatura)

2

Laminas pasmadas (sem inversão de curvatura)

1

Batentes em falta, partidos ou em mau estado

2

Molas helicoidais

 

Mola partida ou soldada

2

Molas do mesmo eixo com diâmetros de arame diferentes

2

Molas pasmadas

2

Montagem ou fixação incorrecta

2

Batentes ou apoios em falta ou mau estado

2

Barras de torção

 

Elementos de fixação partidos fissurados ou desapertados

2

Barra partida ou soldada

2

Montagem incorrecta

2

AMORTECEDORES

 

Ausência

2

Fuga de óleo

2

Suporte partido ou fissurado

2

Montagem incorrecta

2

Danos exteriores

1

BRAÇOS DE SUSPENSÃO, BARRAS ESTABILIZADORAS

 

Barras estabilizadoras

 

Ausência quando prevista  

2

Elementos ou casquilhos de fixação da barra estabilizadora com folga ou fissurados

2

Barra estabilizadora soldada ou fissurada

2

Montagem incorrecta da barra estabilizadora

2

Guarda-pós da barra estabilizadora inexistentes ou em mau estado

1

Braços de suspensão

 

Braços de suspensão danificados ou fissurados

2

Rotulas dos braços de suspensão com folgas

2

Veios ou casquilhos dos braços de suspensão com folgas

2

Deficiente fixação dos braços de suspensão à carroçaria

2

Guarda-pós em mau estado ou inexistentes

1

Braços esticadores com folga (tensores)

2

SISTEMAS PNEUMÁTICOS E HIDROELÁSTICOS

 

Sistemas pneumáticos

 

Ligação à carroçaria, ou ao eixo, deficiente

2

Fugas de ar

2

Veículo desnivelado

2

Componentes em mau estado ou defeituosos

2

Pressão de funcionamento insuficiente

2

Sistemas hidroelásticos

 

Fugas de óleo

2

Incorrecto funcionamento do comando manual

2

Montagem incorrecta de componentes

2

ENSAIO DE EFICIÊNCIA PARA VEÍCULOS LIGEIROS (a)

 

Diferença de eficiência entre duas rodas do mesmo eixo superior a 30 %

2

Suspensão anormalmente ruidosa

1

JANTES

 

Mais de um tipo de jantes no mesmo eixo

2

Deformações localizadas que não ponham em causa o equilíbrio da roda nem a montagem do pneu

1

Deformações localizadas que ponham em causa o equilíbrio da roda ou a montagem do pneu

2

Empeno

2

Fissuras

2

Soldaduras de recuperação

2

Corrosão excessiva

2

Fixação com deficiência de carácter permanente (ex. furos ovalisados)

2

Dimensão (largura e, ou diâmetro) não de acordo com o pneu

2

PNEUS

 

Mais que um tipo de estrutura dos pneus

2

No mesmo eixo, mais que um tipo de pneu

2

Profundidade das ranhuras do piso inferior aos valores mínimos legais

2

Cortes ou fissuras que ponham à vista ou alcançam a carcaça

2

Pisos com sinais de reabertura de ranhuras (salvo em pneus regrovable)

2

Deformações convexas (salientes) na superfície das paredes laterais

2

Falta das marcações regulamentares incluindo a da homologação

2

Dimensão não contemplada no livrete e diâmetro exterior diferente em mais de 5%

2

Largura inferior à que consta do livrete

2

Capacidade de carga incorrecta

2

Categoria de velocidade incorrecta

2

Sentido ou posição de montagem incorrecto

2

Impossibilidade de manutenção da pressão correcta do ar

2

ROLAMENTOS DAS RODAS

 

Folga excessiva

2

Fuga de lubrificante

1

   

TRANSMISSÃO

 

Guarda-pós em mau estado

1

Rolamentos ou uniões com folga exagerada

2

Elementos de fixação ou protecções deficientes

2

Fuga de fluído lubrificante

1

Sobre Nós

O CIP iniciou a sua atividade no dia vinte de Julho de 1994, com o objetivo de se tornar numa mais valia na segurança rodoviária. 

Certificado de aprovação – IMT

Horário

Segunda a Sexta: 09:00 às 12:30 | 14:00 às 18:30
Sábados: 08:00 às 13:00

Contactos

Tel.:  [+351] 249 581 940
Fax.: [+351] 249 581 949
Telm.: [+351] 918 726 482
E-mail.:  geral@cip.pt

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Tabela de Preços

  • (Deliberação IMT nº 2017/25)

- Inspecções Periódicas

  • Ligeiros - 30,70

  • Pesados- 45,95€

  • Reboques -30,70€
  • Semi-Reboques- 30,70€

- Reinspecções

  •  Ligeiros - 7,70
  •  Pesados- 7,70
  •  Reboques -7,70
  •  Semi-Reboques7,70

- Inspecções Dacultativas

  • Ligeiros - 30,70

  • Pesados- 45,95€

  • Reboques - 30,70 €

  • Semi-Reboques- 30,70€

- Emissão 2ª via da Fichas de Inspecção

(Ligeiros, Pesados, Reboques, Semi-Reboques)

- 2,89€ valores com iva incluido de 23%